Lost there, felt here?

Ontem eu estava "sapeando" pela TV quando assisti ao comercial abaixo, da Conservação Internacional. No vídeo, o ator Harrison Ford fala sobre o impacto da perda da cobertura vegetal das florestas tropicais causada pelos desmatamentos e queimadas.



Não estou dizendo que as florestas tropicais possam continuar a ser perdidas da forma como são e nem nos eximindo de nossa responsabilidade. No entanto, fica claro nesse vídeo que a idéia é jogar a responsabilidade das mudanças de comportamento somente sobre "nós", os desmatadores das florestas tropicais.

Isso fica evidente no uso da palavra there (lá), em oposição a here (aqui), como quem diz "eles 'ferram' com a floresta tropical e quem paga o preço das mudanças climáticas somos nós aqui".

Ora, vale lembrar que as maiores emissões de gases de efeito estufa são provenientes da queima de combustíveis fósseis, e que esse processo aumentou significativamente a partir da Revolução Industrial há mais de 200 anos atrás. Há mais de 200 anos os países "desenvolvidos" liberam na atmosfera os gases da queima de seus combustíveis fósseis, enquanto nos países tropicais esse fenômeno só passou a ocorrer em maior escala a partir de meados do século XX. O mesmo vale para as queimadas associadas à expansão das fronteiras agrícolas, que no Brasil também data da segunda metade do século XX.

Mais do que palavras, fica claro pela imagem de satélite abaixo que as concentrações de CO2 na atmosfera são muito maiores no hemisfério norte do que no sul.

Imagem de satélite mostrando concentração de CO2 maior no hemisfério norte
Concentração de CO2 na atmosfera. Fonte: NASA

Assim, será que não seria mais adequado um vídeo estimulando mudanças nos padrões de consumo dos países do "Primeiro Mundo"? Será que os referenciais dessa propaganda não estão invertidos? Pra mim, o que foi e é historicamente feito é que está sendo sentido aqui. Aliás, não só aqui, mas em todo o planeta.

4 comentário(s):

  1. Ui!!
    Que delícia ver o Harrison Ford arrancando os cabelos do peito, hahahaha!!! Adorei!!!

    Brincadeiras à parte, acho que você tem toda razão. E vou mais além, enquanto todo mundo achar que o padrão norte-americano de consumo for o modelo, vai ser muito difícil diminuir a perda da diversidade na Terra.

    Mas eu acho a propaganda teve uma boa ideia mas não foi feliz em transmitir a informação. Acredito que a mensagem que queriam passar é a de que a perda das florestas tropicais vai afetar todo mundo, inclusive eles mesmos. Eles foram espertos em não jogar claramente a culpa nos americanos, visto que quase 60% deles acreditam que as preocupações ambientais são exageradas, mas chamaram atenção para o assunto.

    Eles tem culpa sim, mas isso não nos exime da NOSSA culpa. Se considerarmos o volume de fumaça liberada no ar por queimada de cana, pastagens e desmatamentos, estamos em segundo lugar como maiores poluidores da atmosfera do Planeta. Independente de quem começou primeiro, todos temos nossas responsabilidades nisso...

    Abraços e parabéns pelo blog,

    Tietta Pivatto

     
  2. Primo, pra um físico você falou como um excelente sociólgo. Concordo plenamente com você! Imperialistas fdp!
    Curti o blog! Massa demais. Abraço!

     
  3. Fantastico, Bruno. Parabens! Eu estou lendo o seu blog com bastante interesse e aprendendo muito. Alem de relevante e visualmente leve, voce escreve impressionantemente bem. Claro, voce tem "a" musa inspiradora. :-) Para um fisico migrando para a ecologia, concordo com o Eric, seu discurso sociologico e impecavel! Parabens pelo blog. Abracos e saudade, meu amigo!

    Douglas

     
  4. Esse meu irmão é mesmo muuuuuito inteligente...
    Ana ;)