Usando o celular para estudar os cantos das aves

Uma das atividades mais interessantes de se fazer ao estudar a observação de aves é aprender a reconhecê-las pela audição dos sons emitidos por elas. Na maior parte das vezes que saímos a campo para observar, as ouvimos muito mais do que as vemos. Isso é particularmente verdade quando se vai para ambientes de matas fechadas ou quando se buscam aqueles passarinhos que adoram driblar nossos olhares pulando de um lado para o outro na copa das árvores... sem contar aquelas espécies que, de tão parecidas com outras, a gente praticamente só identifica corretamente se conhecer seu canto.

Guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster)
As aves do gênero Elaenia quase sempre requerem o conhecimento do canto para serem corretamente identificadas. Na imagem, uma Elaenia flavogaster. Foto: Jefferson Silva


O conjunto dos sons emitidos pelas aves (cantos, chamados e outros "barulhinhos" como o bater de asas e de bicos) fazem parte da chamada "paisagem sonora".

Existem alguns sites na internet que disponibilizam gravações dos sons das aves para os interessados. Os que eu mais utilizo são o Wikiaves e o Xeno-Canto.

Um jeito interessante de aprender os cantos de cada ave é utilizar o telefone celular para armazenar os arquivos mp3 baixados e ouví-los durante algum tempo livre, como na fila do banco, no banheiro, no carro (quando não estiver dirigindo, óbvio!), no metrô, esperando a esposa se arrumar rsrs, etc. Claro que em ambientes públicos as pessoas vão ficar te achando meio maluco por ficar ouvindo um monte de "piu piu piu" no celular... mas isso já deve ser uma sensação familiar e bem resolvida pra quem gosta de ficar por aí olhando pra cima com um binóculo (principalmente se você observa em parques urbanos como eu).

Eu vou descrever aqui a forma como eu faço usando um celular que ganhei recentemente, o Nokia E63. Muita gente (na verdade, creio que a maioria dos birders) utiliza o iPod com sucesso para esse mesmo propósito, com algumas vantagens em relação à minha abordagem com o celular. De qualquer forma, como não tenho planos de comprar um iPod tão cedo, me viro com meu celular mesmo.

Primeiramente, é preciso baixar para o computador os arquivos mp3 das aves de interesse. Eu costumo organizar os arquivos conforme a família, então tenho uma pasta no PC para cada família (e.g. Tyrannidae, Thraupidae, etc.). Nomeio os arquivos usando o nome científico da ave: "Tyrannus savana.mp3", "Thraupis sayaca.mp3", etc. Também baixo da internet uma foto da ave para adicionar ao arquivo mp3, de forma que quando eu estiver tocando o canto no celular, vou poder ver a foto da ave na tela do aparelho.

O próximo passo é utilizar um programa que edite as "tags" do arquivo mp3 para organizar melhor suas informações e enriquecer a visualização na tela do celular. O programa que eu uso para esse fim é o Mp3Tag, que é gratuito.

Bom, uma vez baixados os cantos e instalado o Mp3Tag, é preciso editar cada arquivo mp3 (usando o Mp3Tag) colocando as seguintes informações nas tags:
  • Título: Nome científico
  • Artista: Nome popular em português - Nome em inglês
  • Álbum: Família
  • Gênero: "Song" para canto ou "Call" para chamado.
  • Front Cover: Clique com o botão direito e escolha "Adicionar capa do disco...". Escolha então a imagem da ave para que ela fique associada ao arquivo mp3.
Tela do Mp3Tag
Editando as "tags" do arquivo mp3 no Mp3Tag.

Feito isso em todos os arquivos, é só transferí-los para o celular.
O Nokia E63 tem um tocador de mp3 bem legal, que permite visualizar os arquivos agrupados por Gênero, por Artista, por Álbum, etc.

Tela inicial do Music Player do Nokia E63
Tela inicial do Music Player do Nokia E63.

Tela da lista das famílias no Nokia E63
Lista das famílias (álbuns).

Então é só escolher uma das aves e pôr pra tocar. Irão aparecer na tela a foto do passarinho, seus nomes científico e popular em português e inglês:

Tela do player tocando o canto de uma ave
Exemplo do player tocando o som da Amazona aestiva.

Se seu celular não é o Nokia E63, não tem problema. Quaisquer aparelhos com tocador de mp3, ou mesmo os "iPods genéricos" que existem por aí, conseguirão resultados semelhantes, exceto talvez pelo fato de que nem todos irão mostrar a foto da ave, pois isso depende do aparelho, do player, etc.

É isso. Bons estudos! :-)

8 comentário(s):

  1. Bacana o blog!

     
  2. Oi Bruno!

    Ótima aula!

    Cada vez mais os passarinheiros sentem-se menos sozinhos na sua piração de ficar ouvindo canto de aves lá e cá, hahaha!!!!!

    Vou colocar um link direto no meu blog para esta sua página, pois está muito bem explicadinha!

    Parabéns!

    Abraços,

    Tietta Pivatto

     
  3. Oi Bruno,
    parabéns pela explicação. Eu uso o Nokia N95 e muitas vezes nem preciso amplificar pois já tem uma ótima saída de som. Só acho que a gente não precisa pagar o "mico" de ficar ouvindo e dividindo nossas vozes dos pássaros com todos pelas ruas mas usando os fones de ouvido. De resto acho que em breve os celulares vão suplantar os iPods nos playbacks pois as operadoras nos dão um por ano. Quer melhor do que isso?
    Abraço e parabéns!!
    Ruy Salaverry

     
  4. Muito boa e didática sua explicação. Uma questão: este seu celular permitiria fazer um playback bem a amdor, gravar o som no campo e reproduzir pelo alto falante do celular?

     
  5. Luiz Álvaro, nunca tentei gravar com esse celular em campo. O que eu já fiz e deu certo foi fazer o playback usando uma gravação já armazenada no aparelho. Creio que o microfone do celular não seria bom o bastante pra captar um canto de longe... mas é uma tentativa a ser feita.

    []s

    Bruno.

     
  6. Ruy, realmente a estória do "mico" foi só de brincadeira rsrsrs

    Também consigo usar o celular sozinho para playback, principalmente se a gravação estiver muito boa. Mas às vezes também uso um acessório da Nokia, que é uma daquelas caixas de som portáteis... vou falar mais sobre isso num post em breve.

    Obrigado e continue acompanhando o blog, mandando sugestões etc =)

    []s

    Bruno.

     
  7. olá, cheguei no seu blog seguindo um link e gostei muito dessa sua idéia, obrigada pela explicação em detalhes.

     
  8. Olá, moro em Udi tb e estou montando um book p/poder identificar as aves que ouço pelo caminho. Achei seu blog por acaso e já vou acatar tua sugestão. Bela inciativa, parabéns. O problema é que a WikiAves travou os cantos e não permite mais baixar. Vc tem conseguido baixar?

    Esta noite perdi o sono e fiquei escutando por mais de uma hora o canto da Xolmis cinereus (primavera) que canta diariamente as 4 da madruga!