Primeiros socorros a um quiriquiri

Nos últimos dias, tive oportunidade de ler ao menos duas notícias relacionadas ao resgate e à reabilitação de aves em situação de risco, ambas enviadas pela Tietta. A primeira delas sobre o resgate de um sabiá-laranjeira em plena avenida Paulista em São Paulo; e a segunda sobre um beija-flor debilitado que foi "adotado" por uma família no interior de SP.

Já algumas vezes li sobre alguns cuidados a serem tomados quando encontramos alguma ave, especialmente filhotes, caídos do ninho ou perdidos, machucados, etc. Uma dessas fontes de informações a respeito dos primeiros socorros às aves pode ser lido neste link.

Mas o motivo de eu estar escrevendo este post (bem com pressa já que o trabalho e o mestrado estão tomando todo meu tempo livre) é para divulgar o que aconteceu recentemente comigo, mais precisamente no último sábado, dia 27 de fevereiro (meu aniversário, por sinal) ;-)

Por volta das 11h da manhã, minha namorada e eu fomos a um hipermercado 24h aqui de Uberlândia para fazer algumas compras e, logo que chegamos, ao subirmos a escada rolante que dá acesso ao mercado, notamos que havia uma ave pousada dentro do estabelecimento, de frente para o vidro da fachada principal do prédio. Qual não foi minha surpresa quando a olhei de frente e vi que se tratava de um quiriquiri (Falco sparverius), bicho que eu só havia visto antes nos entornos da Serra da Canastra (mas que sim, existe na cidade também).

 
Quiriquiri (Falco sparverius) preso dentro de um hipermercado em Uberlândia, MG. 

Logicamente, queríamos tirar a ave dali e soltá-la para que pudesse voltar ao seu ambiente natural, então fomos falar com uma das atendentes de caixa para que chamasse o gerente. Nessa hora, mais uma surpresa: a atendente ficou super feliz porque finalmente havia aparecido alguém disposto a ajudar a tirar o "gaviãozinho" dali, pois o mesmo se encontrava dentro do hipermercado já há cinco dias!!!
Segundo o gerente do local, eles já haviam chamado o IBAMA e os bombeiros, mas estes só poderiam fazer alguma coisa depois que o animal estivesse cansado... Se é verdade ou não, não sei... só sei que se cinco dias sem comer direito e batendo contra uma vidraça não são capazes de cansar uma ave, o que seria então?! Enfim... com a ajuda de um funcionário da segurança, conseguimos espantar a ave para o andar de baixo e ela, de tão debilitada que estava, não ofereceu muita resistência para que fosse capturada.

Depois de algumas bicadas doídas na minha mão (ainda bem que não era uma harpia rsrs...), levamos o quiriquiri para casa e liguei para a Tietta pedindo algumas orientações sobre o que fazer com o bicho. Demos água com uma seringa e o deixamos descansar dentro de uma caixa. Demos ainda pedacinhos de carne crua para ele usando uma linha para balançar a carne, estimulando-o a capturá-la.

 
Levando o quiriquiri para casa. Coitado, sofreu um pouco ainda pelo mau-jeito com que o peguei....

Nesse meio tempo, aproveitei para conferir no guia de campo que se tratava de uma fêmea, tanto pelo tamanho quanto pelas penas caudais. Depois de almoçar (nós e o quiriquiri), o levamos para o Hospital Veterinário da UFU, onde conversamos com um professor da área de animais silvestres que acolheu o animal e o levou para receber os cuidados necessários no hospital, junto a outras aves que existem lá, incluindo outros quiriquiris. Segundo ele, é possível que a ave tenha sofrido algum tipo de trauma na cabeça e pode precisar de medicação.

Fomos embora torcendo para que cuidem bem do quiriquiri e que, quem sabe, ele possa um dia voltar a voar livre por aí capturando insetos, lagartixas, e outros bichos "apetitosos" ;-)

No mais, fica a crítica ao hipermercado que permitiu que o animal sofresse durante cinco dias até que fosse retirado de lá. Além de ser uma falta de consideração com o animal que está sofrendo, permitir que ele passe tanto tempo em um ambiente em que alimentos ficam expostos ao público não é nem um pouco higiênico...


Mais informações sobre primeiros socorros a aves:

3 comentário(s):

  1. Muito legal Bruno!!!

    Foi um belo presente de aniversário, hein? ;-)

    A sensação de ajudar um ser vivo, mesmo que ele não entenda que estamos fazendo isso, é indescritível... Faz o dia ficar muito melhor!

    Abraços,

    Tietta Pivatto

     
  2. Poxa, que lastimável que o bichinho tenha ficado cinco dias nessa situação... parece que faltou um pouquinho de iniciativa pro pessoal da loja. Que bom que vc chegou a tempo para o resgate e partiu logo para a ação!

     
  3. Que saudades da nossa amiguinha Quiri!! Tomara que ela já esteja super forte e feliz!!
    Foi, com certeza, uma experiência inesquecível e uma sensação indescritível cuidar de um animal silvestre tão lindo e raro de se ver tão de pertinho assim, né?! =)
    É super legal ver como uma coisa dessas, que aos olhos de muitos parece ser insignificante, pode nos fazer tão felizes e tornar um dia muito mais especial!!
    Parabéns pelo blog, amor!!
    Bjos! =*