Observações do cotidiano: quero-quero

Passei as duas últimas semanas em viagem participando de dois cursos que precisava, um de SIG e sensoriamento remoto e outro de modelagem de biodiversidade. Não deu tempo de sair para passarinhar em nenhum dos lugares que estive, exceto na sede do CBBC em Nazaré Paulista, SP, onde participei do curso de modelagem de biodiversidade (muito bom, por sinal!).

O lugar é tão legal que a gente acorda com as saracura-do-mato (Aramides saracura) fazendo escândalo quase na porta dos quartos logo pela manhã rsrs... tem gente que não gosta, mas eu morro de rir das vocalizações delas. Morri de rir também da Marcela, nova amiga bióloga, imitando os gritos da saracura... Marcela, vai aprendendo outras vocalizações que da próxima vez que eu for a campo você vai comigo pra fazer os playbacks hehehe. Ah, mas melhora aquele urutau, ok?! :p

Uma espécie que foi nova para mim que eu vi lá foi o barbudo-rajado (Malacoptila striata), buconídeo muito bonito que tem umas "barbas" bem características.

Mas o que mais me chamou a atenção dessa vez foi um quero-quero (Vanellus chilensis) que fiquei observando durante uma meia hora enquanto aguardava o início do curso, logo após o café da manhã. Essa espécie é tão comum de se ver que nunca prestei muita atenção a ela (um erro!), mas dessa vez resolvi ficar de olho no seu comportamento. O fato interessante e novo para mim foi que, pela primeira vez, vi que ele caça seu alimento no chão fazendo um movimento de "tremido" com uma das patas. É assim: enquanto fica de olho no chão, ele coloca uma das patas adiante e a vibra com movimentos rápidos que servem para espantar as presas e facilitar sua captura. Fazendo isso, o vi pegar vários pequenos "grilos" que pulavam ao serem perturbados pelos movimentos da pata do quero-quero e, por incrível que pareça, num determinado momento a ave literalmente arrancou da terra uma minhoca de pelo menos uns 10cm! Foi um belo momento de se ver e creio que um ótimo café da manhã para o quero-quero, embora tenha sido a última manhã daquela minhoca ;-)

Um quero-quero (Vanellus chilensis) com a postura típica de uma pata colocada à frente para espantar pequenos artrópodes ou, em locais alagados, peixes e moluscos, que são capturados com o bico quando espantados. Foto: Wikimedia Commons

Ando meio afastado dos posts aqui no blog mas é por um bom motivo: o mestrado está corrido e tem ido bem até agora. Já tenho algumas informações interessantes para o meu projeto com o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) e estou me planejando para em breve ir a campo coletar dados.

É isso. Até mais! :-)

0 comentário(s):